O governo do Uruguai quer fechar de vez o cerco contra a combinação entre bebida e direção
O governo do Uruguai enviou ao Congresso um projeto de lei que pretende fechar de vez o cerco contra a combinação entre bebida e direção, pretendendo transformar a “Lei Seca” já em vigor no país em “Álcool Zero”.
O texto prevê a redução da quantidade atualmente permitida que é de 0,3 gramas por litro de sangue para zero. A medida que deve ser aprovada pelos parlamentares até o fim de maio.
A iniciativa faz parte de um conjunto de estratégias do presidente do Uruguai, Tabaré Vázquez, contra o consumo abusivo de álcool, anunciado como prioridade de sua gestão desde que assumiu o mandato há menos de dois meses. Três semanas depois da posse em março, o líder iniciou uma série de reuniões com partidos de oposição e organizações civis para elaborar um consenso na elaboração de um projeto de lei para regular o comércio de bebidas alcóolicas. Após o segundo encontro do grupo, foi decidido que o governo decretaria “tolerância zero” para o consumo por parte de motoristas.
Estudos mais recentes indicam que há uma clara correlação entre o aumento da presença de álcool no sangue e a gravidade dos incidentes. Em sua argumentação, o governo uruguaio também destaca o exemplo do Brasil, que “alcançou resultados quase imediatos” após seis meses de aplicação da “Lei Seca”, iniciada no país em 2008.
Fonte: http://portaldotransito.com.br